Mentiras que se Passam por Verdades
Por: InácioCasanova
Neste post derrubarei alguns mitos e crendices populares de séculos, e outras bem-humoradas do nosso tempo, para que vocês percebam que cada época tem suas próprias mentiras, e que elas podem confundir os desavisados.
Beber água do mar enlouquece
Embora a água do mar possa conter produtos químicos prejudiciais à saúde, nada nela causa especificamente a loucura. Bebê-la, porém, sem previamente diluí-la em água doce pode envenenar os rins, e até levar à morte, devido à enorme concentração de sal. Mas não é prejudicial beber pequenas quantidades como complemento de água potável.
Beijar (outro/outra) não é traição
É sim. O beijo muitas vezes é muito mais pessoal e íntimo que o próprio sexo. Afora isso, o beijo historicamente está relacionado à traição, desde que Judas beijou Cristo, no Getsêmani.
Camelos têm reservatórios de água
O camelo bebe muita água de uma só vez, é verdade. Mas a “bolsa” dele contém gordura nutritiva que, não dispondo o animal de outro alimento, isso lhe assegura a subsistência por vários dias. Sem dúvida que, ao digerir a gordura, o camelo produz uma determinada quantidade de água, o que não significa que possua um reservatório do líquido.
Correr faz bem para a saúde
Que besteira! O coelho vive correndo e não vive 10 anos, enquanto a tartaruga, na sua lentidão, pode chegar aos 400 anos de idade.
Eleição é a festa da democracia
Se eleição for uma festa, apenas o povo dança.
Na hora de morrer uma pessoa vê toda sua vida como um filme
Essa eu sei explicar: os poetas e romancistas da Antiguidade são os responsáveis por esse pensamento de que os acontecimentos da vida ocorrem ao espírito nos momentos que antecedem a morte. Ninguém jamais regressou do túmulo para confirmar essa crença tão difundida, mas há muitos casos de pessoas salvas de uma morte iminente e que refutaram completamente essa idéia. Na atualidade, em que paramédicos “ressuscitam” pessoas, nenhuma delas falou disso. Um rapaz inglês que foi tirado das garras da morte disse: “Pensei apenas na minha namorada.”
O direito de defesa é essencial à justiça
Em alguns casos não. Um estuprador, por exemplo, é indefensável. Ou alguém vai me dizer que o cara estuprou em legítima defesa?
Quando cai de uma grande altura, uma pessoa morre antes de tocar o chão
Ridículo acreditar nisso. Até certo tempo, pensava-se que a asfixia causada pela velocidade da queda, ou o colapso cardíaco devido ao pânico ocorreriam antes do impacto final. Acho que por isso muitos suicidas preferiam pular de lugares altos, pensando que não ia doer. Coitados!
A falsidade dessa crença tem sido amplamente demonstrada pelos pára-quedistas que, sempre descem em queda livre por vários quilômetros antes de abrirem seus pára-quedas. Também sempre sabemos de pessoas que caem de prédios mas são amortecidas por alguma coisa e sobrevivem. Além do mais, existe ainda para desmentir isso aquele brinquedo radical perigoso chamado bungee-jumping.
Mais um mito derrubado!
Todos são iguais perante a lei
Se é assim, então por que há estatutos fazendo distinção entre crianças, mulheres e idosos? Para mim isso se chama paradoxo.
Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar
Um grande engano que na minha opinião já virou crendice popular. Na verdade, pelas leis da Física, é exatamente o contrário: os raios têm locais determinados de maior incidência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário